quinta-feira, 19 de abril de 2012

Em busca de uma nova Identidade Visual...

Com esta juventude, nem sempre sabemos bem quais são as características que melhor nos definem, mas de uma pelo menos temos total certeza e madurez! A insatisfação; a procura constante de fazer algo novo ou melhor.

Muitas vezes por falta de pessoas e tempo, temos que direcionar as nossas energias para um sem fim de objetivos e tarefas a que um restaurante obriga, até que chegou o dia de limpar e polir um pouco a forma como nos apresentamos, como somos vistos por fora. Decidimos estruturar e criar uma nova identidade visual, que não se esbarre num mero cartão, brochura ou página, mas que tenha intrinsecamente um fio condutor.

Assim, falamos com uma equipe de designers da CA DESIGN e pedimos ajuda na criação da nossa nova identidade visual. Aqui ficam alguns conceitos que a Carla e o Pedro desenvolveram em torno d’O Paparico;




Restaurante O Paparico
Memoria dos sentidos – Gastronomia Portuguesa


“Um Serviço dedicado e uma comida saborosa” é na simplicidade destas ideias que assenta o trabalho do “O Paparico”.
O Paparico é um restaurante de cariz Português, tanto na hospitalidade e Serviço como na Gastronomia. Aqui, é possível voltar às origens e usufruir de uma experiência autêntica, inspirada na tradição e com uma atmosfera única.




A Linguagem Visual

Quando a comunicação existe e é feita com qualidade e profundidade, abrem-se portas para soluções de problemas com simplicidade e criatividade, permitindo decisões seguras e eficazes.
Surge como ideia a criação de uma linguagem, que não vive de um elemento identificativo, mas de uma forma de comunicar, para que exista relação entre peças, quer seja um cartão de visita, uma carta de vinhos ou uma simples combinação entre imagem e informação.

Memória dos Sentidos: 
contemporaneidade | atmosfera única | experiência única | refinado 
| tradição | simplicidade de ideias |  clean




O Conceito

A primeira limitação existente foi a não utilização de um logótipo, de modo a que a imagem se associe aquilo que a Marca é na sua interação com o Público.
O Paparico é um restaurante que passa despercebido na sua rua, um restaurante que “se quer mostrar, mas não se mostrando”, que quer dar-se a conhecer de forma sóbria, mas que ainda assim mostre a sua vida, e tudo isto de uma maneira diferenciada.
As restantes limitações do projecto passam pela criação de uma forma de comunicar informação por escrito, e pela utilização indispensável da fotografia.
Explorando a assinatura do Restaurante, “A memória dos sentidos” imaginamos um tema, onde cabe a possibilidade de retratar visualmente os cinco sentidos. Tacto, Audição, Visão, Olfacto e Paladar, irão permitir viajar pelo Restaurante O Paparico, desde as texturas presentes nos ingredientes, o aroma de uma prova de vinho, o som do batente da porta ou um bacalhau de encher o olho, sendo que o paladar ficará na memória de cada um que o pedir.




A inspiração iniciou-se com...

Os antigos inter-títulos que serviam para informar acerca de acções ou estados, impossíveis de comunicar sem ser por palavras, é “um género de imagem de marca” do restaurante que ajuda a criar a sua atmosfera, e que fazendo parte do mesmo foi o que despoletou toda a ideia. É o elemento que irá trazer união á linguagem de comunicação do Restaurante O Paparico.


São infindáveis as composições deste género, desde a simples informação, à composição de tipografia com vector (molduras), à associação destes últimos dois com fotografia, que fazem deste um estilo indissociável dos anos 50.
No entanto, há também a necessidade de haver um enquadramento nos tempos modernos, pelo que a ideia pretende misturar todos estes conceitos: a informação, o estilo do vector e a fotografia como quando se comunicava “a preto e branco”, mas agora transportados para a actualidade.




As molduras começaram a ser desenhadas....



  juntou-se elementos característicos,


e por fim as imagens.



E este é apenas o início de uma nova identidade visual do Restaurante “O Paparico”...

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