Com esta juventude, nem sempre sabemos bem quais são as características que melhor nos
definem, mas de uma pelo menos temos total certeza e madurez! A insatisfação; a
procura constante de fazer algo novo ou melhor.
Muitas vezes por falta de pessoas
e tempo, temos que direcionar as nossas energias para um sem fim de objetivos e
tarefas a que um restaurante obriga, até que chegou o dia de limpar e polir um
pouco a forma como nos apresentamos, como somos vistos por fora. Decidimos
estruturar e criar uma nova identidade visual, que não se esbarre num mero
cartão, brochura ou página, mas que tenha intrinsecamente um fio condutor.
Assim, falamos com uma equipe de designers da CA DESIGN e pedimos ajuda
na criação da nossa nova identidade visual. Aqui ficam alguns conceitos que a Carla
e o Pedro desenvolveram em torno d’O Paparico;
Restaurante O Paparico
Memoria dos sentidos – Gastronomia
Portuguesa
“Um Serviço dedicado e uma comida saborosa” é na
simplicidade destas ideias que assenta o trabalho do “O Paparico”.
O Paparico é um restaurante de cariz Português, tanto na hospitalidade
e Serviço como na Gastronomia. Aqui, é possível voltar às origens e usufruir de
uma experiência autêntica, inspirada na tradição e com uma atmosfera única.
A
Linguagem Visual
Quando a comunicação existe e é feita com qualidade e
profundidade, abrem-se portas para soluções de problemas com simplicidade e
criatividade, permitindo decisões seguras e eficazes.
Surge como ideia a criação de uma linguagem, que não vive de
um elemento identificativo, mas de uma forma de comunicar, para que exista
relação entre peças, quer seja um cartão de visita, uma carta de vinhos ou uma
simples combinação entre imagem e informação.
Memória dos Sentidos:
contemporaneidade | atmosfera única | experiência
única | refinado
| tradição | simplicidade de ideias | clean
O
Conceito
A primeira limitação existente foi a não utilização de um
logótipo, de modo a que a imagem se associe aquilo que a Marca é na sua
interação com o Público.
O Paparico é um restaurante que passa despercebido na sua
rua, um restaurante que “se quer mostrar, mas não se mostrando”, que quer
dar-se a conhecer de forma sóbria, mas que ainda assim mostre a sua vida, e
tudo isto de uma maneira diferenciada.
As restantes limitações do projecto passam pela criação de
uma forma de comunicar informação por escrito, e pela utilização indispensável
da fotografia.
Explorando a assinatura do Restaurante, “A memória dos
sentidos” imaginamos um tema, onde cabe a possibilidade de retratar visualmente
os cinco sentidos. Tacto, Audição, Visão, Olfacto e Paladar, irão permitir
viajar pelo Restaurante O Paparico, desde as texturas presentes nos
ingredientes, o aroma de uma prova de vinho, o som do batente da porta ou um
bacalhau de encher o olho, sendo que o paladar ficará na memória de cada um que
o pedir.
A
inspiração iniciou-se com...
Os antigos inter-títulos que serviam para informar acerca de
acções ou estados, impossíveis de comunicar sem ser por palavras, é “um género
de imagem de marca” do restaurante que ajuda a criar a sua atmosfera, e que
fazendo parte do mesmo foi o que despoletou toda a ideia. É o elemento que irá
trazer união á linguagem de comunicação do Restaurante O Paparico.
São infindáveis as composições deste género, desde a simples
informação, à composição de tipografia com vector (molduras), à associação
destes últimos dois com fotografia, que fazem deste um estilo indissociável dos
anos 50.
No entanto, há também a necessidade de haver um
enquadramento nos tempos modernos, pelo que a ideia pretende misturar todos
estes conceitos: a informação, o estilo do vector e a fotografia como quando se
comunicava “a preto e branco”, mas agora transportados para a actualidade.
As
molduras começaram a ser desenhadas....
juntou-se
elementos característicos,
e
por fim as imagens.
E
este é apenas o início de uma nova identidade visual do Restaurante “O
Paparico”...
Sem comentários:
Enviar um comentário